2020 in review

Caio Gomes
5 min readDec 30, 2020

Como começar a falar de 2020? Fácil e difícil ao mesmo tempo, tanta coisa aconteceu em nossas vidas particulares e no mundo, tivemos que aprender a lidar com uma nova situação junto de vários problemas em diversas esferas da sociedade, mas, no caso, vamos falar um pouco da minha visão de como foi esse longo ano…

Troca de emprego

Quem me conhece sabe que, durante meu histórico profissional, eu mudei de empresa com uma certa constância, algo que tinha mudado alguns anos atrás, mas, esse ano novamente aconteceu.

Depois da minha longa experiência profissional, acabei passando por duas oportunidades que não eram exatamente o que eu esperava e, estava escutando o mercado, assim conheci uma oportunidade que eu resolvi abraçar, e, como foi difícil…

Últimos 3 anos e meio o maior foco da minha carreira foi no mercado financeiro, de repente me vi com uma oportunidade em uma empresa do agronegócio, imagina uma pessoa que sempre fugiu do interior e esses assuntos, acabei com essa oportunidade que foi e está sendo sensacional.

Uma coisa que aprendi foi, criei expectativas em cima de certas empresas e, "quebrei a cara", na empresa que não criei muito, encontrei um lugar muito agradável para trabalhar, com pessoas sensacionais e uma promoção que tem me feito vivenciar novos desafios, mas, vamos direto ao segundo ponto desse review.

Home office

Há alguns anos trabalhei em uma oportunidade 100% remoto e na época, eu não agradei muito, dito isso, imagine o medo de receio de voltar a essa modalidade, pior, imagina começar em uma nova empresa de maneira remota?

Foi um desafio pessoal, mas meu contexto de vida mudou demais, então foi de certa forma fácil conseguir me adaptar a esse desafio pessoal, montei meu "cantinho" em casa, comprei uma cadeira mais confortável e um fone melhor, e pronto, consegui me adaptar e inclusive trabalhar até do hospital (vamos abordar isso depois…).

Nesse cenário a empresa não sabia ainda muito como lidar com essa nova situação, meu onboard não foi o melhor, mas, fizemos o melhor, tive problemas de comunicação no começo, mas, hoje, nem pareço a mesma pessoa que tinha todo o receio de antes.

Vida pessoal

Isso foi uma montanha russa, nesse momento perdi alguns amigos, ganhei outros, me aproximei de antigos, que "rolê", em questão de saúde foi um pouco problemático, voltei com crises de ansiedade, crise de pânico, a empresa tem dado apoio com benefício de plataforma de psicólogos (como tem ajudado)…

Meu marido, nossa, muita história para contar… Em poucos meses de um mesmo ano, cinco internações, cada uma com seu motivo diferente, COVID + H1N1 (siiim, as duas juntas), peritonite, glandula paratireoide e redução de cálcio, isso me fez ver o apoio sensacional que tenho tido na empresa, pois, mesmo com todos os imprevistos, ainda acreditam muito em mim e me promoveram, e me fizeram aprender a trabalhar inclusive do hospital, para quem tinha receio de trabalhar remoto foi uma evolução e tanto…

Viver completamente em casa, alternando com hospital e raras saídas é um desafio muito grande para uma pessoa como eu, que adora contato com outras pessoas. Isso nos levou a adotar mais um cachorro que é outro desafio a parte, mas não faz muita parte dessa história.

Promoção

Como falei, esse é um ano que mesmo com a vida pessoal uma loucura e o desafio de voltar a trabalhar remoto, estou tendo a oportunidade de ser Tech Lead de uma equipe com pessoas de vários perfis, diferentes skills e que me faz ter que evoluir tecnicamente e em como liderar pessoas.

Esse desafio tem sido sensacional, eu já queria começar essa experiência há mais tempo, mas faltava oportunidade, e encontrei um lugar tão acolhedor, que acredita no meu trabalho e potencial, é incrível poder fazer parte dessa equipe que, não conheço ninguém pessoalmente, literalmente, todo mundo remoto, algo bem diferente de tudo que já vivi.

Com tudo isso ainda, existe o desafio de aprender o agronegócio, pois, como falei anteriormente, nunca me foi uma área intima, sendo assim, o desafio se tornou ainda maior, aprendi expressões como talhão, que nunca imaginava ter o significado que tem, e hoje lidero um time que desenvolve uma parte desse produto incrível numa empresa sensacional.

Inglês

Junto com o tema anterior, ainda tinha mais esse desafio, agora trabalho em uma empresa que pertence a um grupo britânico, com pessoas trabalhando de várias partes do mundo (Índia, Estados Unidos…) e preciso cada dia mais me comunicar com pessoas em outros lugares do globo.

Quando entrei meu inglês estava começando a melhorar, pois, comecei a aprender com vídeos para crianças, como vídeo abaixo:

Um dos benefícios da empresa é o acesso ao Cambly, já conhecia pelo canal da Carina Fragoso no Youtube, mas nunca tinha assinado, e como tem me ajudado, hoje consigo conversar com pessoas, entender uma série, filme, música, nem sempre tudo, ainda tenho muito o que evoluir, o caminho é árduo e os resultados já tem sido incríveis.

Eventos

Essa é uma coisa que esse ano não conseguimos aproveitar muito, mas, tive uma oportunidade incrível de ser coordenador da trilha Web/Front End do TDC Online SP, que oportunidade incrível, coordenar um evento tão famoso ao lado de duas mulheres incríveis, com um painel com mulheres incríveis e pessoas com palestras sensacionais.

Ufa! Quanto conhecimento nesse dia, quanto networking, quanta coisa legal, e tudo isso online, cada dia superando mais meu receio das atividades remotas, um ano de muito aprendizado e crescimento profissional.

Acabando…

Sendo assim, sem dúvidas esse foi o ano para mim de oportunidades e resiliência, muita coisa a superar, aprender e evoluir, não me arrependo de nada nesse caminho, uma empresa sensacional, novos amigos incríveis, contato com pessoas sensacionais já conhecidas e novas, tudo bem diferente.

O que desejamos é que 2021 seja um ano sensacional, muito melhor que esse ano, com vacina, com novas perspectivas e que possamos voltar a uma vida mais saudável, com menos problemas, menos preocupações e poder rever todas as pessoas que gostamos e amamos.

Se quiser, também comente um pouco de alguma experiência que teve neste ano.

--

--